Kingdom Hearts Birth by Sleep é um jogo da série Kingdom Hearts que foi produzido pela Square Enix e foi lançado para a plataforma PlayStation Portable (PSP). O jogo decorre antes do primeiro Kingdom Hearts e tem como protagonistas os guerreiros Terra, Ventus e Aqua, personagens já apresentados num video secreto em Kingdom Hearts II Final Mix. O título foi lançado no Japão em 9 de janeiro de 2010 e 7 de setembro de 2010 na América do Norte.
Enredo
Birth by Sleep decorre dez anos antes do primeiro jogo da série, focando nos guerreiros com o poder de utilizar Keyblades. Foi confirmado pelo diretor do jogo que a história realmente estará relacionada com os finais secretos dos jogos Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts II Final Mix. A história gira em torno de três aprendizes da arte da Keyblade em busca de Xehanort, um mestre da Keyblade, e seu o aprendiz, após o desaparecimento dos dois. O jogo será ambientado em diversos mundos da Disney, tanto antigos como novos, e também vai mostrar as diferenças de tempo entre os jogos da série (um jovem Hercules no Olympus Coliseum, por exemplo).
Jogabilidade
Birth by Sleep é um RPG de acção para um único jogador, a princípio, porém conta com um novo sistema de cooperação de dois personagens, chamado Dimension Link, ou apenas, D-Link, onde o personagem busca a ajuda dos clássicos NPC's após carregar uma barra de energia. Porém apenas três personagens, um para cada protagonista, poderão ser convocados através do D-Link: Mickey será de Aqua, Stitch, de Lilo e Stitch, será de Ventus e Cinderela será de Terra.
Ainda foi confirmado que cada personagem terá suas próprias magias e técnicas (diferente das edições anteriores, onde Sora utilizava magias do tipo Fire e Blizard, por exemplo), que serão equipadas como as cartas em Kingdom Hearts: Chain of Memories. Assim, não serão utilizados mais MP (magic points) e sim uma barra chamada Focus, que é carregada ao longo da batalha.
Outro novo aspecto na jogabilidade é o chamado Command System, que promete ser uma atualização no sistema de Drive, do jogo Kingdom Hearts 2. O sistema conta com uma interface onde o personagem tem que cumprir certos objetivos em batalha para mudar de modo na luta, tornando-se de um sistema de disparos de magia em primeira pessoa, até expansões da força do personagem.
Os mundos do jogo contarão ainda com um novo sistema chamado Command Board, que será liberado em cada mundo após a finalização dos objectivos do mesmo. O Command Board de cada mundo terá suas peculiaridades e será um sistema semelhante a um jogo de tabuleiro, onde os personagens jogam para ganhar itens e afins.
O jogo será dividido em três cenários, cada um deles tendo diferentes estilos de jogo baseados na personalidade e habilidades dos três personagens principais: Terra, Ventus e Aqua. O cenário de Aqua ainda não foi confirmado oficialmente. Os desenvolvedores planeiam adicionar modos multiplayer ao jogo, mas nada foi confirmado. Através de imagens e vídeos que foram liberados.
Enredo
Birth by Sleep decorre dez anos antes do primeiro jogo da série, focando nos guerreiros com o poder de utilizar Keyblades. Foi confirmado pelo diretor do jogo que a história realmente estará relacionada com os finais secretos dos jogos Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts II Final Mix. A história gira em torno de três aprendizes da arte da Keyblade em busca de Xehanort, um mestre da Keyblade, e seu o aprendiz, após o desaparecimento dos dois. O jogo será ambientado em diversos mundos da Disney, tanto antigos como novos, e também vai mostrar as diferenças de tempo entre os jogos da série (um jovem Hercules no Olympus Coliseum, por exemplo).
Jogabilidade
Birth by Sleep é um RPG de acção para um único jogador, a princípio, porém conta com um novo sistema de cooperação de dois personagens, chamado Dimension Link, ou apenas, D-Link, onde o personagem busca a ajuda dos clássicos NPC's após carregar uma barra de energia. Porém apenas três personagens, um para cada protagonista, poderão ser convocados através do D-Link: Mickey será de Aqua, Stitch, de Lilo e Stitch, será de Ventus e Cinderela será de Terra.
Ainda foi confirmado que cada personagem terá suas próprias magias e técnicas (diferente das edições anteriores, onde Sora utilizava magias do tipo Fire e Blizard, por exemplo), que serão equipadas como as cartas em Kingdom Hearts: Chain of Memories. Assim, não serão utilizados mais MP (magic points) e sim uma barra chamada Focus, que é carregada ao longo da batalha.
Outro novo aspecto na jogabilidade é o chamado Command System, que promete ser uma atualização no sistema de Drive, do jogo Kingdom Hearts 2. O sistema conta com uma interface onde o personagem tem que cumprir certos objetivos em batalha para mudar de modo na luta, tornando-se de um sistema de disparos de magia em primeira pessoa, até expansões da força do personagem.
Os mundos do jogo contarão ainda com um novo sistema chamado Command Board, que será liberado em cada mundo após a finalização dos objectivos do mesmo. O Command Board de cada mundo terá suas peculiaridades e será um sistema semelhante a um jogo de tabuleiro, onde os personagens jogam para ganhar itens e afins.
O jogo será dividido em três cenários, cada um deles tendo diferentes estilos de jogo baseados na personalidade e habilidades dos três personagens principais: Terra, Ventus e Aqua. O cenário de Aqua ainda não foi confirmado oficialmente. Os desenvolvedores planeiam adicionar modos multiplayer ao jogo, mas nada foi confirmado. Através de imagens e vídeos que foram liberados.